imagem

imagem

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Na cozinha com os doces

Olá!
Esta vida atarefada não me tem deixado vir aqui com a frequência desejada, mas hoje teve que ser.
Pois é! Com tanta fruta que vem cá para casa e ainda por cima biológica tive que começar a fazer uns docinhos.
E o primeiro foi doce de cenoura com laranja e canela, as quantidades foram a olho, mas saiu bem. Primeiro tirei a casca da laranja de forma a sair só a parte vítrea e cortei em tirinhas muito finas, depois cozi as cenouras , cortei laranjas aos pedacinhos e triturei tudo, deitei  numa panela e juntei o açúcar,a casca da laranja e a canela e deixei ferver durante cerca de uma hora, mexendo com frequência até fazer ponto de estrada. Depois coloquei nos frascos e arrumei.












Depois fiz uma receita inglesa já antiga e que se chama marmelada de laranja: cortam-se 750g de laranjas em quartos de lua finas, deixa-se a marinar em1,5l de água durante 8h. Ao fim desse tempo deita-se tudo numa panela e deixa-se ferver até a casca da laranja ficar mole, junta-se 1,200Kg de açúcar e sumo de meio limão e deixa-se continuar a ferver até fazer ponto de estrada. Enchem-se os frascos e já está, é óptimo para comer com pão e para rechear bolos.










E depois como havia muitos limões experimentei a mesma receita , apenas alterei o tempo de infusão para 1/4 de hora e roubei um pouco no açúcar. Ficou muito bom e com sabor a rebuçados de limão.









Por ultimo decidi inventar novamente e fiz doce de morango com limão e baunilha, saiu uma verdadeira delicia.
Como foi uma experiência fiz apenas 400g de morangos, cortei-os em pedaços e coloquei na panela junto com uma casaca inteira de limão, umas gotas de essência de baunilha e 300g de açúcar, deixei levantar fervura e triturei uma parte, mantendo alguns pedaços porque acho que fica mais agradável á vista. Deixar ferver até fazer ponto de estrada e deitei nos frascos.








BOM APETITE!!!
Brevemente vou trazer-vos uma outra surpresa, bem diferente desta, estejam atentos...!

2 comentários: